24 de set. de 2012

Segunda edição da Temporada Verão Cênico

Segunda edição da Temporada Verão Cênico realiza Chamada Pública para o teatro baiano
A ação busca estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano durante a estação mais quente do ano




A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA, realiza Chamada Pública, no período de 18 de setembro a 17 de outubro de 2012, para a seleção de espetáculos de teatro, em diversos formatos e com temática livre, para compor a programação da segunda edição da Temporada Verão Cênico, a ser realizada durante o mês de janeiro de 2013. A Temporada Verão Cênico conta com o apoio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da SecultBA, e objetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano. O formulário para participação está disponível no site da FUNCEB: www.funceb.ba.gov.br

Temporada Verão Cênico foi lançado, como piloto, em 2011, resultado do diálogo entre espaços culturais públicos e privados, artistas e governo e visando criar uma dinâmica de integração entre os agentes e instituições envolvidas para fortalecer e dar visibilidade ao teatro na Bahia durante o verão. Na sua primeira edição, a Temporada Verão Cênico promoveu um total de  180 apresentações teatrais em Salvador e em cinco cidades do interior baiano. A programação levou aos teatros da Bahia mais de 9 mil espectadores, numa ação que envolveu cerca de 130 artistas em 34 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua, que fizeram encenações em espaços públicos, somando ainda mais números à quantidade de público alcançado.

Para o verão 2013, a programação se concentra no mês de janeiro, e se ampliará, tanto em Salvador como no interior do Estado, levando espetáculos para todos os macroterritórios baianos. Artistas e grupos teatrais vão apresentar ao público uma mostra da produção teatral da Bahia, em 16 espaços culturais em todo o estado, cinco a mais que na edição anterior do projeto: Em Salvador participarão: a Sala do Coro do Teatro Castro Alves; Cine Teatro Solar Boa Vista; Centro Cultural Alagados; Centro Cultural Plataforma; palco da Praça Quincas Berro D’Água (Pelourinho); Teatro Gamboa Nova; Teatro Jorge Amado e Teatro Módulo. Já no Interior do Estado, os espaços são: Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana); Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença); Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna); Centro de Cultura de Porto Seguro; Centro de Cultura de Alagoinhas; Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro); Centro de Cultura ACM (Jequié) e Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima (Vitória da Conquista). Além destas, as cidades Barreiras, Euclides da Cunha, Irecê, Mutuípe e Teixeira de Freitas receberão espetáculos de teatro de rua.

Este ano, a grade da programação será montada em três mostras, a partir de três categorias de inscrição: Temporada em Movimento – serão escolhidos até 16 espetáculos, com quatro apresentações de cada um, que circularão entre os Espaços Integrantes do Projetoexperimentando diferentes palcos e plateias, às quartas-feiras de janeiro de 2013 e às  segundas-feiras  na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho; Mostra Cenas Curtas – até 16 espetáculos de cenas curtas serão selecionadas para apresentações nos foyers, pátios, etc. dos Teatros, também nas quartas-feiras de janeiro, antes dos espetáculos da Temporada em Movimento e a Mostra Teatro de Rua, com apresentações todas às terças-feiras de janeiro de 2013.

Como participar – Poderão se inscrever pessoas jurídicas do campo artístico-cultural ou pessoas físicas e poderão concorrer espetáculos de Teatro de todo o Estado da Bahia, sejam estréias ou produções que já tenham estado em cartaz, em diversos formatos e com temática livre. As inscrições ocorrerão gratuitamente no período de 18 de setembro a 17 de outubro de 2012, presencialmente ou por via postal.

Quem se inscrever via postal, deve utilizar unicamente, o serviço Sedex com Aviso de Recebimento – AR, devendo a proposta ser postada até o dia 15 de outubro de 2012. A proposta deve ser enviada em envelope lacrado, para CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador – Bahia, indicando o título da proposta, categoria, nome do proponente, além do Projeto Temporada Verão Cênico. Já as inscrições presenciais serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na sede da (FUNCEB) situada na Rua Guedes de Brito, nº14, Pelourinho, Salvador – Bahia, (acesso pela Rua Saldanha da Gama) mediante a entrega de envelope lacrado, com as informações preenchidas.

O resultado da Chamada Pública será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da FUNCEB, em até vinte dias após o encerramento das inscrições.

Sobre o projeto Temporada Verão Cênico – A iniciativa, realizada como um projeto-piloto pela SecultBA, através da FUNCEB, no verão passado, nasceu a partir de demandas apresentadas pela sociedade em reuniões de discussão sobre o Teatro da Bahia. Por ser produzida para o calendário do verão, somando-se às opções das artes cênicas já realizadas no período, o projeto busca consolidar o mote de que “de segunda a segunda, tem Teatro na Bahia”, fortalecendo as atividades deste cenário e dando visibilidade ao teatro baiano, em toda a sua diversidade, como uma opção de cultura durante a estação. Outro objetivo do projeto é fomentar a relação entre artistas e espaços culturais, atendendo ao interesse de estruturar uma rede produtiva sólida, em que as casas de espetáculos reforcem seus perfis diversificados e atuem também como programadores culturais. Assim, a FUNCEB consolidou parceria com os espaços culturais do estado, tanto públicos quanto privados.

No intuito de continuamente aprimorar os seus projetos, a FUNCEB promoveu, em março deste ano, um encontro que reuniu além da equipe da FUNCEB, gestores dos teatros, produtores, artistas e grupos envolvidos para avaliar e discutir a edição piloto da Temporada Verão Cênico e de seus desdobramentos. A segunda edição do Projeto busca integrar diversas sugestões colhidas neste importante diálogo com a sociedade e propõe a continuidade da ação, agora ampliada em seu alcance territorial e fortalecida no seu investimento em contratação dos espetáculos e estrutura de produção e logística.

Chamada Pública – Temporada Verão Cênico
Quando: até 17 de outubro de 2012
Como: Via postal ou presencial
Quanto: Grátis.
Mais informações:
Telefone: 71 3324-8522/ 3324-8525


Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
Assessoria de Comunicação
71 3324-8565
FUNCEB na rede: www.funceb.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede: 
www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário